domingo, 22 de janeiro de 2012

Elementos artisticos e educativos relevantes do Espetáculo 'Do Som ao Sonho, Tudo Vira Brincadeira'

O Espetáculo ‘Do Som ao Sonho, Tudo Vira Brincadeira’ possui em sua apresentação vários elementos artísticos e educativos relevantes.
Possui elementos artísticos característicos do teatro de boneco, teatro de objeto, teatro convencional, performance circense, performance musical.
Trabalha em seu repertório o canto lírico e música erudita, música instrumental, mixagem eletrônica e partitura corporal, cantigas de roda e populares, músicas feitas para crianças e músicas de grandes autores e interpretes, contextualizadas neste espetáculo para crianças.
Passa por ritmos variados como cantigas, valsa, frevo, reggae, MPB e eletrônico.
Apresenta e trabalha em seu contexto o origami, o desenho, o resgate de brinquedos e brincadeiras, a elaboração, criação e vivencia de novas brincadeiras, o jogo de palavras, a rima, o ritmo, a imaginação, a construção de enredo (inicio, meio e fim), a argumentação, a contação de história.
Estimula habilidades manuais, a coordenação motora, a imaginação, a criatividade, a atenção, a musicalização, a dança, as percepções individuais e coletivas, a auto estima,  a curiosidade.
Além disso as letras das músicas trabalham temas interessantes que dão margem a abordagens e projetos educativos. Como exemplo temos a música 'Cultura' do Arnaldo Antunes que fala sobre vários bichos e que pode ser um ponto de partida para aulas de ciências mais divertidas e a música 'Saiba' também da autoria dele com a Adriana Calcanhoto que cita nomes de várias personalidades da História que podem ser pesquisados. A história da música 'Casa Aberta' de Milton Nascimento também é outra história interessante que fala de pessoas da nossa atualidade que vivem em uma comunidade quilombola aqui em Minas localizada na Serra do Cipó chamada Comunidade do Açude, Serra do Cipó que faz parte da nossa Estrada Real que também tem História. O origami pode ser utilizado nas disciplinas de artes, ciências e matemática, além de ser estimulante para outras habilidades motoras.
Este Espetáculo é um trabalho muito rico e que foi pensado de forma a estimular a criança ao máximo e apresentar o máximo de elementos artísticos e culturais possíveis. Misturando várias artes, assim como o grupo Cria ativos gosta e tem buscado fazer durante tantos anos, leva circo, teatro, música, informação, cultura e possibilidades para crianças e adultos, de forma lúdica e interativa.

Escrito por Alessandra Batista, gestora da Cia Cria e da Cria ativos, integrante deste espetáculo, atriz, pedagoga, produtora e gestora cultural.

Nenhum comentário: